domingo, 6 de abril de 2008

Kiss me Kate




































































































































KISS ME KATE...ou "A fera amançada de Shakespear", um musical de Cole Porter.
Temporada dos musicais Americanos no teatro São Luiz...
Um dia á tarde numa aula de canto no conservatório o professor José Carlos Xavier perguntou-me e a mais três alunos se queriamos fazer uma audição para o João Pereira Bastos, todos concordámos fazê-lo e apesar de ser a minha primeira audição confesso que ia confiante...
Uma segunda-feira depois de as aulas terminarem dirigimo-nos á RDP para fazer-mos a tão espectante audição...e não é que eu até estava nervosa??? LOL (claro:)
Na minha opinião e ponto de vista todos fizemos uma boa audição, não fossemos os melhores alunos da classe do professor Xavier, o João Pereira Bastos deu um breve parecer da sua opinião generalizada a todos mas nada de novo na verdade!!!
Dois dias depois estava eu no meu quarto deitada na ronha do frio e recebo uma chamada de quem???...SIM do Jõao Pereira Bastos convidando-me para artista convidada de uma das séries dos musicais americanos que ele estava a produzir e encenar no Teatro São Luiz, explicou-me que era um papel principal e que apesar de eu ser muito nova achava que a minha personalidade voz e imagem se adquavam na perfeição ao personagem...KISS ME KATE...(A fera amansada...LOL).
Já o meu professor me tinha explicado o personagem mas o João Pereira Bastos convidou-me para um jantar na casa dele onde assistiria-mos ao filme e sería-me apresentado o cantor que iria contracenar comigo- Luis Rdrigues - a empatia foi imediata e sem duvida que depois de visualizar o filme concordei que tinha algo em mim do personagem, (na altura e ainda hoje não sei se é bom ou mau...simplesmente é:).
Estudei o papel e começam os ensaios...fiquei feliz por ir trabalhar com três senhores do musical americano em Portugal, Vanda Stuart, Henrique Feist e Nuno Feist, simplesmente perfeito e o que eu aprendi com eles!!!
Mas nem tudo são mar de rosas...ou pode ser um mar de rosas mas não é que lá aparecem uns espinhos pelo meio???LOL
Idumentária...eu tinha plena noção de que iria estar com uma senhora e artista muito entregue á moda e sempre impecável em palco, Vanda Stuart, (e agora eprguntam...e tu Liza? tambem não és brutalmente vaidosa e exigente com a tua imagem em palco?), pois é...pois é...e como sabia que era o João Rolo que vestia a Vanda stuart aconcelhei-me com o João Pereira Bastos sobre ir pedir ao João Rolo para ele me vestir, e assim o fiz...feliz e contente ficou marcado que iria ver o que vestia 2 dias antes da estreia.
Os ensaios continuavam a decorrer, ora no Jardim de Inverno ora na Sala principal, durante muitos ensaios pude assistir a una quantos ensaios que ainda me deliciaram tal como um ensaio da Maria João Pires,(simplesmente lindo...que mãos), entre outros.
O João Pereira Bastos menciona que precisa de um cão branco para uma cena, e quem vai??? A minha Sammy que é simplemente uma princesa e artista habituada á ribalta pois a miuda já tinha feito um video clip e tudo...melguinha que nos ensaios resolvia roubar os cigarros de toda a gente, chegou a tirar um da boca do Henrique...lol...lol...linda:)
Prova de Roupa no Jõao Rolo, dei logo com o atelier ao sair do metro, toquei a campaínha e fui atendida por uma senhora pequenina cheia de agulhas e alfinetes na camisola e que pediu para aguardar, passado uns minutos aparece o João Rolo muito simpático e prestável, entro numa sala onde me dispo e ele tras o vestido que escolheu para mim e ajuda-me a vesti-lo...lindo sem duvida, ficava um espanto no meu corpo, apenas me preocupava ser todo preto do pescoço aos pés e eu sei que esse tipo de corte e em preto não funcionava em palco...mas quando é oferecido não podemos levantar muita onda, e perguntei pelo segundo ao qual ele me respondeu que artistas convidadas não mudam de vestido que só a Vanda Stuart o fazia porque era artista residente...(AHHHHHHHHHHHHHHHHHHH)!!! Espera, menos, muito menos...eu ainda lhe disse que o meu personagem tinha de ser destinguido de quando estava em casa e em palco mas ele não quiz saber e é mesmo isso...ele não quiz saber...
No dia seguinte falei com o João Pereira Bastos sobre essa questão ao qual ele me disse que se eu consegui-se resolvê-la que estava á vontade ele apenas gostaría de saber as cores dos vestidos.
Os ensaios já estavam a custar, o stress já doía, as noites já maçavam e o descanço era merecido...mas jamais antes de uma estreia...descanço só depois da estreia e é se tudo correu bem!!!
Ainda sem solução para o meu problema com os vestidos andava com a cabeça em água, quando me lembrei que talvez a estilista que me vestiu no dia 20 de Agosto não se importasse de me voltar a vestir só que desta vez de borla, só em troca de publicidade...liguei-lhe e ela concordou de imediato, fiquei super feliz mas com uma preocupação...não podia levar o vestido do João Rolo e não sabia como dizer-lhe!
A Vanda estava estranha comigo nos ensaios e eu sem e entender porquê...calculei que fosse cansaço mas não era e mais á frente vos conto...:(
Todos fantásticos, desde o Nuno Feist que compunha as musicas, á orquestra, a Vanda e o Henrique sempre muito profissionais, o coro super jovem e afinado, bom muito bom, os tecnicos, as condições fantásticas do teatro...tudo...fantastico!
Dia da estreia...NERVOS...MUITOSSSSSSSSSSSSSSSSSS NERVOSSSSSSSSS...LOL, mas tinha tudo bem ensaiado a minha voz em condições perfeitas, os vestidos todos que precisava e todos lindissimos...obrigada Susana Agostinho...e um cabeleireiro lindo e meu amicissimo que se disponibolizou para me pentear...o meu Pedro.
E lá fui para a estreia, trabalhar com o Luis Rodrigues para alemde uma honra foi muito gratificante pela experiencia, estar junto de um elenco tão fantastico foi simplemente unico o que fez com que o espectáculo fosse tambem realmente unico...pois correu na perfeição:)
No fim saí de cena com um sorriso estupido de alegria na cara...pois tinha realmente feito um bom trabalho e estava feliz principalmente por não ter desapontado o João Pereira Bastos que confiou em mim e np meu talento...mas saí lesada fisicamente...lol...na parte em que dou um estalo ao Luis Rodrigues e ele me pega para me açoitar eu ao cair no colo dele caio mal e apoio-me com a mão no chão para me segurar no colo dele...quando ponho a mão no chão todas as minhas unhas viram para cima e partem...AAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Foi horrivel...doeu horrores mas confesso que ao gritar por estar a ser açoitada os meus gritos forambem mais convincentes...LOL:)
No Final a Vanda deu-me os parabens mas confessou que estava magoada comigo porque não lhe pedi a ela para falar com o João Rolo e fui faze-lo directamente...como podem ver ainda bem que eu não usei o vestido e felizmente resolvi o assunto a meu favor...


PS: ...CONTINUA...