segunda-feira, 3 de março de 2008

J.M.Cultura_Ilha da Madeira


CATIVAR OS JOVENS PARA A MUSICA CLÁSSICA


Na coferência de imprensa, Liza Veiga comentou que é preciso inovar a musica clássica, de modo a que os jovens se sintam cativados por este estilo musical.



Liza Veiga prometeu uma noite mágica. A soprano portuguesa deu, ontem, um espectáculo no Madeira Tecnopolo, integrado no III Encontro Regional de professores de Educação Musical da Madeira, organizado pela Secretaria Regional de Educação, através do Gabinete Coordenador de Educação Artistica.
Na manhã de ontem em conferência de imprensa, a artista garantiu que iria dar o seu melhor no espectáculo, tendo em conta que estava engripada. Esperava um evento em que iria transmitir calor ao publico, certa de que iria recebê-lo de volta.
Liza manifestou o desejo em que mais jovens adiram e passem a gostar de musica clássica. "Em Portugal não há uma entrega á musica clássica por parte dos jovens", comenta, mas também acrescente que já há muitas crianças a entrar nos conservatórios de musica.
E deu um conselho: a melhor maneira de gostar de opera é assistir ao vivo, para que o espectador sinta todas as emoções e saia da sala com "o coração apertado". Na sua prespectiva , "é tempo de ousar" na musica classica, sendo que em Portugal está ainda numa fase evolutiva e tem ainda muitas portas fechadas.
Neste seu album, e como é jovem, Liza Veiga decidiu inovar e ousar. até porque a musica em Portugal precisa dessas caracteristicas. Assim, Liza Veiga canta algumas árias de opera, mas inclui- temas como "A Whither Shade of Pale", dos Procol Harum, uma banda da década de 60, e ainda "Pride", dos U2. Na edição de amanhã publicaremos a reportagem fotográfica do concerto.


fotos Duarte Gomes Sábado 25 de Abril 2005
texto Paula Abreu

Um comentário:

E´strano...e' strano!!! disse...

"A autoconfiança é o primeiro passo para o êxito"
Ralph Waldo Emerson